Curiosidades do filme Bonequinha de Luxo

By  | 

Pra essa semana a Anne preparou pra gente um post super legal cheio de curiosidades do filme Bonequinha de Luxo. Acreditam que eu nunca assisti? Depois desse post, confesso que não tenho mais escapatória, hahaha! Pelo menos, da próxima vez que eu ligar a Netflix, não vou precisar ficar 2 horas escolhendo um filme – já vou direto no Bonequinha de Luxo 😛

ESSE POST FOI ESCRITO POR ANNE RIOS
__________________________________________

 

Oi. Tudo Bem?

Falaremos hoje no Blah!Blog sobre um assunto de altíssimo garbo e elegância: Breakfast At Tiffany’s [a.k.a Bonequinha De Luxo]. Prontas?

Nova York, 1961. 5ª Avenida, 5 da manhã… Assim começa o filme.

CURIOSIDADES DO FILME BONEQUINHA DE LUXO

Holly Golightly é interpretada aqui com perfeição por Audrey Hepburn [num auge da carreira que a permitia fazer o estúdio demitir o diretor do filme para contratar alguém mais conhecido]. Aqui a atriz nos apresenta uma divertida moça esquecedora de chaves que se mostra um tanto quanto inocente e às vezes, porque não, tola.

Seu coadjuvante, o “escritor” Paul, é o que faz o filme seguir [ele é o narrador no livro que inspirou o filme]. Ele representa o lado adulto de Bonequinha De Luxo, sempre trazendo Holly para a realidade e muitas vezes embarcando nas loucuras da jovem. Um contraste legal de personalidades.

Muita gente não sabe, mas Holly não era uma prostituta de luxo [tipo a Angel em Verdades Secretas], e sim uma acompanhante de luxo. Ela poderia ser paga com um cheque ou diamantes e, se apenas quisesse, levaria seus clientes para casa [e isso quem disse foi o próprio Capote, autor do livro].

Na Faculdade De Moda

Bonequinha De Luxo lá foi um assunto estudado a exaustão [pelo menos pela minha professora] por dois motivos:

♥ ele se passa nos anos 60, época de maior efervescência no cenário da moda e da arte;

♥ e por causa do tal “Pretinho Básico”. No mundo fashion, o Pretinho Básico é tipo Alta-Costura, algo bem restrito a si mesmo. Por exemplo, se o vestido tiver uma pence a mais para dar aquele charme, já não é mais considerado Pretinho Básico [por mais que as revistas de moda digam o contrário]. Ele tem que ser bem cru, corte simples, nem manga pode ter se quiser receber esse título nobre.

Curiosidade extra

Vocês sabiam que não existe Alta-Costura fora da França? Isso porque Alta-Costura não é um termo, e sim uma marca com inúmeras imposições sobre o que você pode e não pode fazer, que diz quantos funcionários devem trabalhar na sua Maison e que fiscaliza se tudo mesmo é feito à mão. Imagine uma saia [uma das mais baratas] custando 500 mil dólares? Sim, esse é um mundinho bem fechado…

Figurino

Em Bonequinha De Luxo, todo o figurino de Hepburn foi criado por Givenchy [alias, era sempre ele que vestia a atriz em seus filmes], homem que imortalizou o pretinho básico, transformando a peça em status de luxo. Detalhe que o mesmo Pretinho Básico é invenção de mademoiselle Coco Chanel, mas enfim…

Sabe, aquela era uma época bem tensa para as atrizes de Hollywood, sempre vigiadas pelo publico e pela imprensa. Elas não podiam, por exemplo, sair de casa em hipótese alguma descabeladas ou sem uma tal de luva branca. Não podiam engordar também…

Gente, a pressão era tão grande que muitas delas piravam mesmo [como Grace Kelly, que na pressa para se casar e ser mãe, abandonou a carreira para entrar num casamento que de contos de fadas não tinha nada. Mas isso é assunto para outa hora].
__________________________

O que acharam sobre as curiosidades do filme Bonequinha de Luxo? Gostaram dessa mistura de entretenimento com curiosidades? Ficaram curiosas sobre a ditadura da Alta-Costura? Vamos assistir Bonequinha De Luxo nesse fim de semana?

Encerremos por aqui queridas leitoras, e até a próxima quinzena!

Anne Rios | Blog Vestido DiCera
Twitter: @vestidodicera
Instagram: @vestidodicera

Comentar via Facebook

Comentário(s)

1 Comentário

  1. Pingback: Curiosidades do filme Bonequinha de Luxo - Blah Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *