Como fazer mix de estampas – 3 dicas simples para iniciantes

By  | 

Hoje vamos aprender, através de 3 dicas simples, como fazer mix de estampas!

Confesso que quando eu estava iniciando no mundo das modas, o assunto “mix de estampas” era o que mais fazia meu nariz torcer, hahaha!

Não porque eu não achava bonito (muito pelo contrário, achava lindo!), mas sim porque eu não fazia ideia de como misturar estampas sem ficar parecendo uma árvore de Natal ambulante, cheia de informação.

mix de estampas Saia vichy e camisa vermelha de bolinhas brancas

Com o tempo a gente vai pegando umas manhas e quando vê já esta craque e cheia das malemolências do mix de estampas agradável aos olhos.

Percebi, na verdade, que o que mais me faltava era referência e prática. Eu tinha que ver algo que eu gostava, uma foto de um look de alguém, por exemplo (referência) e criar uma produção com peças parecidas ou, no mínimo, me inspirar nas estampas que estavam sendo misturadas (prática).

saia midi vichy vermelha e blusa vermelha de poás brancos saia rodada midi de vichy vermelho

Como fazer mix de estampas

Hoje eu resolvi teorizar o conhecimento prático que adquiri ao longo dos anos e compartilhar 3 dicas simples pra quem quer começar a ousar um pouquinho mais no estilo próprio e misturar estampas. Bora lá?

1) Escolha estampas com a mesma cor predominante

O meu look de hoje é um ótimo exemplo de como essa dica dá certo! Tanto a blusa como a saia tem a cor vermelha como predominante e, para ajudar, as duas peças também tem tons de branco.

Quando você combina estampas da mesma cor o resultado tende a ser mais harmônico e agradável aos olhos. Muitas vezes pode até parecer que você esta com uma peça única. Não parece que são vestidos nos looks acima, por exemplo?

Uma combinação infalível é: PRETO E BRANCO! Não tem maneira mais assertiva de começar a misturar estampas do que escolhendo peças nesses tons ♥

como fazer mix de estampas para iniciantes como fazer mix de estampas vichy com bolinhas

2) Escolha duas estampas discretas e de cores que combinem entre si

Eu geralmente faço esse mix seguindo a fórmula de preto + branco + cor. Na maioria das vezes dá certo, mas o seu melhor validador será sempre o espelho! Olha só os looks de exemplo abaixo:

Quando a estampa das peças combinadas é discreta, fica mais fácil de se ter um resultado bacana.

Sem contar que, seguindo essa dica, fica mais difícil você estranhar a combinação, já que na maioria das vezes vai parecer que você esta com peças de cores únicas e não peças estampadas 😉

3) Escolha uma estampa para destacar e outra para complementar

Essa dica também é infalível! Na maioria das vezes uma das peças estampadas vai se destacar mais, seja pela cor (como no caso do look de hoje), seja pelo tamanho da estampa (estampas maiores se destacam mais) ou até mesmo pela estrutura e peso da peça no look (tipo um casaco sobretudo estruturado estampado).

dicas de como fazer mix de estampas

Então fica mais fácil começar o look escolhendo a peça que tem a estampa que mais se destaca, e depois selecionando uma peça complementar (geralmente com desenhos / padrões menores, menos chamativos e de cores neutras) à peça principal. Foi isso que fiz nos exemplos abaixo, oh:

As fotos são da Thais Benke, que a cada sessão me faz eleger uma nova “foto favorita de todos os tempos”, hahaha!

CRÉDITOS DO LOOK

– Blusa Uniqlo comprada em brechó
– Saia feita artesanalmente pela Andreia Brondi Store
– Bolsa Freja Escudero comprada no Enjoei
– Oxford Anacapri

como fazer mix de estampas look com saia midi vichy

COMPRE O LOOK

* O Blah!Blog recebe um dinheirinho a cada clique que você dá na vitrine acima. E agrade muito!
__
E aí migs, agora que você já sabe como fazer mix de estampas, tá se sentindo pronta pra arriscar um? 😛

Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *